Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Sexta-feira, 13.03.15

Visita ao Museu do Quartzo

Visita a Viseu_Museu do Quartzo.jpg

 

 No dia 20 de fevereiro de 2015, as turmas A e B do 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologia, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, foram ao Museu do Quartzo - Centro de Interpretação Galopim de Carvalho, no Monte de Santa Luzia, em Viseu, visitar a exposição “Viagem ao mundo dos minerais”. A visita decorreu durante a tarde, com saída da escola às 13:00h e chegada às 17:30h.

O museu foi criado para revalorizar o espaço de uma antiga pedreira de exploração de quartzo (quartzo leitoso) sob a ideia do geólogo Galopim de Carvalho. Situa-se num antigo local de exploração de quartzo e é o único museu no mundo dedicado exclusivamente a um só mineral.

A exposição dividiu-se em duas partes, uma primeira parte dedicada à descoberta do quartzo, à identificação das suas características e propriedades estruturais, e uma segunda parte relacionada com as utilizações do quartzo no nosso dia-a-dia e a sua identificação nos materiais do quotidiano.

A visita teve início com a identificação dos três tipos de rochas (magmáticas, metamórficas e sedimentares) e o reconhecimento do quartzo na génese destes três tipos de formações rochosas.

Num segundo momento, os alunos exploraram as propriedades físicas e químicas do mineral com uma forte componente interativa e salientando a sua importância mineralógica, geológica e económica.

O quartzo possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2) e possui dureza 7 na Escala de Mohs. É alocromático, uma vez que não tem uma cor própria definida, podendo ser incolor – quartzo hialino; roxo – quartzo ametista; branco, como o quartzo característico da zona do museu, - quartzo leitoso ou ter muitas outras cores. Este mineral tem risca branca e não tem uma clivagem, isto é, quando percutido, desagrega-se ou fratura em fragmentos irregulares.

De seguida, os alunos tiveram oportunidade de ver os vários exemplares de quartzo do museu e contactar com todas as variedades deste mineral, recolhidas em todo o mundo.

No segundo piso do museu foi ainda possível realizar uma exploração à lupa e ao microscópio petrográfico de vários minerais e rochas.

Por último, foi feita a visita a uma secção do museu, correspondente a uma casa que ilustrava a enorme variedade de utilizações do quartzo nos materiais do nosso quotidiano, permitindo concluir sobre a importância e o potencial deste mineral, que é um dos mais abundantes na Terra.

Pretendeu-se com esta visita desenvolver e consolidar conhecimentos adquiridos na disciplina, no âmbito do Tema IV – “Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres.”

  

11ºA

Visita a Viseu_Museu do Quartzo_1.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 09:23



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031