Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Quinta-feira, 27.03.14

PARLAMENTO DOS JOVENS – ENSINO BÁSICO

Oliveira do Hospital recebeu, pela primeira vez, a sessão distrital do Parlamento dos Jovens ao nível do ensino básico. Esta iniciativa contou com a presença de cerca de 80 alunos dos 2º e 3ºciclos das escolas do ensino básico do distrito de Coimbra que desempenharam o papel de deputados por um dia.

A Casa da Cultura César Oliveira foi o palco dos trabalhos onde os jovens deputados puderam apresentar as medidas propostas nos seus projetos de recomendação. Mais uma vez o Agrupamento de Escolas de Arganil esteve presente e fez-se representar pelas alunas Inês Pereira, Eliana Raimundo e Maria Rita Rodrigues da EB2/3 de Arganil que desempenharam o seu papel de uma forma muito digna e responsável.

Este ano o tema escolhido foi “Drogas, evitar e enfrentar as dependências”. Esta sessão proporcionou às escolas participantes a vivência das sessões parlamentares da Assembleia da República.

Os trabalhos foram presididos pela aluna Ana Pereira, do Instituto de Almalaguês. A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino; do Presidente do Conselho Administrativo Provisório do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Albano Dinis; da atual vereadora da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, assim como do Deputado do Partido Socialista, Mário Ruivo e do representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude de Coimbra.

Os participantes foram presenteados com um momento musical muito agradável interpretado por 2 jovens alunos que nos deliciaram com o poema de Manuel Freire “A Pedra Filosofal”.

Após as apresentações dos convidados e alguns breves comentários a esta iniciativa, assim como do papel dos políticos, os deputados colocaram várias questões ao Exmo. Sr. Deputado da A.R. Mário Ruivo. De seguida os trabalhos prosseguiram com o debate sobre os projetos apresentados pelas escolas participantes. Cada escola dispôs de um total de 5 minutos para apresentar e responder a questões. Durante este debate houve um momento muito especial em que um dos jovens deputados falou da sua experiência pessoal com as drogas. Demonstrando muita coragem, enfrentou o olhar dos seus colegas e de estranhos para partilhar uma vivência traumática e dolorosa com as drogas.

Antes do almoço procedeu-se à votação na generalidade e o Projeto de Recomendação mais votado foi o da Escola Secundária José Falcao de Coimbra que obteve 22 votos e foi escolhido como o projeto base para os trabalhos do período da tarde. Os deputados tiveram ainda oportunidade de votar no tema a propor à A.R. para debate na próxima edição do programa.

O almoço foi oferecido e realizou-se na cantina do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. O transporte entre a Casa da Cultura César Oliveira e o Agrupamento também foi gentilmente facultado pela autarquia.

Após o almoço os jovens deputados debateram e aprovaram o Projeto de Recomendação final através da eliminação, alteração eou aditamento de medidas ao projeto base. O Projeto de Recomendação que irá representar o círculo de Coimbra na Sessão Nacional apresenta um total de 4 medidas que foram trabalhadas, em conjunto, pelos 3 grupos de trabalho criados nesta sessão.

Antes da conclusão dos trabalhos procedeu-se ainda à eleição dos deputados para a Sessão Nacional assim como do Porta-voz. As escolas mais votadas foram a Escola Básica Martim de Freitas (17 votos), o Agrupamento de Escolas de Oliveira de Hospital, a Escola Secundária Fernando Namora de Condeixa-a-Nova e o Instituto Educativo de Lordemão (com 10 votos cada). Foram também selecionadas como 1ª e segunda escolas suplentes respetivamente a Escola Secundária de Montemor-o-Velho e o Colégio S. Teotónio de Coimbra. A deputada do Instituto Educativo de Lordemão, Carolina Portugal, foi eleita a porta-voz e o tema a propor na próxima edição do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico foi “A Co-adoção”.

Os trabalhos terminaram às 17h30, mas não sem antes termos o privilégio de degustar algumas iguarias que nos foram, gentilmente, servidas pelos alunos do Curso de Técnico de Restauração do AEOH.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 12:32



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031