Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Terça-feira, 09.12.14

DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

No dia 3 DE DEZEMBRO na EB. 2.3 DE Arganil realizou-se uma atividade silenciosa de sensibilização à diferença.

Trabalhámos na sala de atividades funcionais a fazer flores de papel. Recortámos várias frases.

Antes dos nossos colegas se sentarem na cantina para o almoço colocámos as flores e uma frase por lugar.

O nosso desejo é que as frases ao serem lidas tenham conseguido transmitir a mensagem de respeito e aceitação da diferença como um direito.

Fizemos ainda um desenho sobre as diferentes deficiências que mais nos tocam.

“Somos diferentes, mas não queremos ser transformados em desiguais. As nossas vidas só precisam ser acrescidas de recursos especiais.”

 

No dia 3 de Dezembro, na EB 1 de Arganil, realizaram-se sessões de sensibilização, de 30 minutos, em cada uma das seis salas de aula. Em cada turma, a docente de Educação Especial Helena Vasconcelos começou por questionar os alunos sobre os seus conhecimentos relativamente ao conceito de deficiência e tipos de deficiência. Todos os alunos foram muito participativos e demonstraram possuir informações sobre o tema, nomeadamente sobre a comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Seguidamente, a docente projetou a curta-metragem “Cuerdas”. De salientar que durante a projeção do filme, os alunos se mantiveram em silêncio e completamente concentrados. A reação foi muito positiva pois todos os alunos revelaram ter gostado muito. Após a visualização, a docente ainda dialogou com os alunos para aferir se todos tinham compreendido o conteúdo do que tinham visto. Apesar de não estar traduzida em português, a mensagem da história foi compreendida por todos e muitos pediram para ver novamente. Alunos e professores, que receberam a docente de Educação Especial nas suas salas, revelaram uma excelente recetividade a esta atividade.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 16:13



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Dezembro 2014

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031