Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Quarta-feira, 25.06.14

CASES no Reino Unido

No âmbito do projeto Leonardo da Vinci – C.A.S.E.S. WORK - Collaborative And Social Enterprises as a new model of economic activity and work opportunity, no início de Junho, no seguimento da vinda do grupo CASES a terras arganilenses, as docentes do Agrupamento de Escolas de Arganil, Eunice José e Teresa Brito, deslocaram-se À pequena vila de Bishop’s Castle (Inglaterra) para finalizar o projeto que tem vindo a ser desenvolvido desde Novembro 2012 entre 15 países da União Europeia.

Após um longa viagem até terras da sua majestade, enquanto aguardavam transporte para Bishpo’s Castle, estas docentes tiveram oportunidade de visitar a cidade de Shrewsbury do condado de Shropshire, terra natal de  Charles Darwin. Esta vila é conhecida pelos seus traços do passado: Medieval, Tudor e Vitoriano e possui mais de 660 edifícios históricos. É também surpreendente o número de lojas sociais que se podem encontrar a cada esquina.

Rumaram depois à pequena vila de Bishop’s Castle no sudoeste de Shropshire, a 2,4 quilómetros da fronteira do País de Gales. Esta vila apresenta uma forte comunidade agrícola e tornou-se, mais recentemente, conhecida pela sua comunidade alternativa, incluindo artistas, músicos, escritores e artesãos. Three Tuns, a cervejaria mais antiga do Reino Unido, foi o local de trabalho escolhido pelos espaços que apresenta, mas também foi espaço de grande convívio entre os vários elementos do grupo e a comunidade local. O grupo de CASES pode, nomeadamente, apreciar as danças típicas Morris apresentadas pelos The Shropshire Bedlams and  Martha Rhoden's Tuppenny Dish.

A belíssima paisagem circundante lembrava, a todo o instante, o cenário de alguns filmes. Entre chuva e bom tempo, caprichos da meteorologia inglesa, ora em Inglaterra ora no país de Gales, o grupo visitou, no segundo dia, a cidade de Newtown (Y Drenewydd) a maior cidade no condado de Powys, no País de Gales, conhecida como o berço de Robert Owen, um dos fundadores do socialismo e do movimento cooperativo. 

A viagem, da cidade histórica de Welshpool, no País de Gales, passando pelas verdejantes colinas, incluiu um troço pelo caminho-de-ferro, nomeadamente no histórico comboio a vapor “The Earl”. A via-férrea e o salão de chá de LLanfair são mantidos por voluntários.

Debaixo de chuva abundante, mas que em nada incomodou os anfitriões ingleses, o grupo experienciou alguns exemplos de boas práticas no que se refere ao cooperativismo visitando o Cwm Harry. Esta horta ecológica produz e vende produtos orgânicos através de um esquema de veggie-box, apoia produtores locais, oferecendo-lhes um mercado para suas colheitas, recicla nutrientes, dispõe de uma horta comunitária, dá formação em horticultura e permacultura, faz compostagem …Investem ainda na utilização de madeira, papel e desperdícios caseiros para fazer criar novos nutrientes para a terra. Também esta organização é gerida por voluntários e em parceria com a Universidade.

Os dois dias de trabalho finalizaram com um jantar convívio e um sarau cultural onde a tradicional dança portuguesa “ Malhão” foi dançada por todos os presentes com grande entusiamo, coroando assim estes encontros europeus que foram também um espaço de divulgação das várias culturas.

O Agrupamento de Escolas de Arganil irá continuar a promover projetos de âmbito europeu, em diferentes Programas dada a importância do reforço da dimensão europeia na Educação e das vantagens decorrentes da cooperação e da partilha de experiências pedagógicas, como fontes de inovação e inspiração.

    

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 09:23



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Junho 2014

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930