Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Terça-feira, 02.06.15

“Benefícios e malefícios do Sol”

Realizou-se, no dia 25 de maio, no Auditório da Escola da Escola Básica 2, 3 de Arganil, a atividade dinamizada pelo Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Arganil, sob o lema “Benefícios e Malefícios do Sol”. Esta iniciativa contou com a presença dos oradores Drª Bárbara Fernandes, médica especialista em Dermatologia e Venerologia dos Hospitais da Universidade de Coimbra e do Dr. Idílio Gomes, médico especialista em Radiologia do IPO de Coimbra.

Após a apresentação das áreas prioritárias de atuação do PES, da Equipa do Projeto e das entidades parceiras envolvidas, deu-se início à sessão com a leitura e dramatização de um poema da autoria da escritora Raquel Delgado, sob o título “A bola amarela”, por um grupo de alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo.

De seguida, a Drª Bárbara Fernandes usou da palavra referindo os benefícios do Sol, mas alertou, simultaneamente, para os fatores de risco e para os efeitos, a curto e a longo prazo, das excessivas exposições às radiações UV. Salientou, ainda, que as formas de prevenção devem começar na infância, de modo a evitar-se a probabilidade de, no futuro, as nossas crianças virem a padecer de cancro da pele. Ou seja, quanto mais precoce for a prevenção, menor será o risco, daí a necessidade de se alertar para estas temáticas.

A apresentação do Dr. Idílio Gomes, centrou-se, fundamentalmente, nas causas e importância do diagnóstico precoce dos cancros mais frequentes na nossa sociedade, como o cancro da mama, do cólon, útero, pulmão e próstata.

Depois dos excelentes esclarecimentos e advertências proferidos pelos médicos especialistas, e das dúvidas/questões colocadas pelo público, a Srª Diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Drª Anabela Soares, agradeceu a presença da Drª Bárbara Fernandes e do Dr. Idílio Gomes, do público presente e dos que colaboraram na realização deste evento, bem como louvou a iniciativa dinamizada pelo PES, relembrando que são estas atividades que contribuem para aumentar a literacia em saúde e promover o exercício de uma cidadania ativa e positiva, cujos resultados se manifestam em pequenos gestos de mudança, mas que têm, a longo prazo, um impacto significativo na sociedade em geral.

 

A Equipa PES

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 09:13



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930