Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Segunda-feira, 29.06.15

Alunos do Agrupamento de Escolas de Arganil obtêm o 2º lugar no “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas”

Friencap CCDRC.jpg

Decorreu, no dia 26 de junho, no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o “Concurso Regional de Ideias de Negócio 2015 nas Escolas”. Este concurso, que tem como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo promovendo a iniciativa e o dinamismo nas comunidades onde se inserem, pretendeu eleger o “Aluno Empreendedor 2015”, entre os representantes das seis Comunidades Intermunicipais (CIM) da Região Centro presentes.

Uma vez mais os nossos alunos, Viviana Alves, Vanessa Gama e António Ferreira, orientados pelos professores Vânia Silva e Carlos Amaral, tiveram uma prestação espetacular, alcançando o 2º lugar (prémio - uma câmara de vídeo digital HD SONY para cada aluno), com o projeto “Friendcap”. Este projeto consiste na produção de um chapéu com sensores que será uma mais-valia para cegos e amblíopes, pois permite-lhes ter consciência, através de uma vibração, dos mais variados obstáculos que poderão encontrar ao nível da cabeça e deste modo protegê-los dos mesmos.

Estiveram a concurso ideias muito criativas e inovadoras, a representar seis Comunidades Intermunicipais, e o papel do júri não foi nada fácil, a saber:

- os alunos do Instituto Profissional da Bairrada, a representar a CIM de Aveiro (3º lugar) apresentaram o projeto "GCO - Garbage collect optimizer" - criar um mecanismo de gestão e organização na recolha do lixo gerado pela população;

- a CIM de Leiria, representada pelos alunos da Escola Secundária Rodrigues Lobo, apresentaram o projeto "Urban Box - cacifos urbanos" - produzir peças de mobiliário urbano com cacifos, de modo a disponibilizar aos cidadãos uma forma de guardar os seus pertences e/ou bicicleta num sítio prático e seguro, por um determinado período de tempo;

- a CIM do Médio Tejo (1º lugar), representada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Alcanena, concorreu com o projeto "Fertalcume: uma ideia, uma inovação" - explorar o aproveitamento, como fertilizante, de um resíduo não curtido da indústria dos curtumes (as raspas verdes);

- os alunos da Escola Técnica e Empresarial do Oeste representaram a CIM do Oeste com o projeto "Lagoa Azul - Parque de Diversões" - construir um parque de diversões aquático na lagoa de Óbidos;

- por fim, os alunos da CIM de Viseu Dão Lafões, representada pelos alunos do Agrupamento de Escolas de Castro D’Aire, concorreram com a ideia de negócio "Safe House" - produzir dois dispositivos (um portátil e outro fixo) detetores de monóxido de carbono e de gás butano/propano, para instalação nas casas.

Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC, e Castro Almeida, secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, entregaram os prémios às três melhores ideias.

Para terminar, quero agradecer uma vez mais à nossa claque (constituída pela nossa Diretora, Prof. Anabela Soares, pela Sra. Vereadora da Educação, Prof. Graça Lopes, representantes da CIM-RC, Professores, Pais, Familiares e Amigos), que também teve um papel importante, pelo que todos estão de parabéns!

Para o ano há mais!

O Coordenador do Projeto de Empreendedorismo,

Luís Marques

 

Ver galeria de fotos aqui

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 09:41



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930