Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Quinta-feira, 24.03.16

“A Inclusão acontece quando… se aprende com as diferenças e não com as igualdades”

No dia 18 de março decorreram diversas atividades na EB 2,3 de Arganil, inseridas na comemoração do Dia da Educação Especial, sob o mote “A Inclusão acontece quando… se aprende com as diferenças e não com as igualdades”.

As atividades foram organizadas pelo Departamento de Expressões, contando com a colaboração dos parceiros da comunidade que atuam junto dos alunos com necessidades educativas especiais do Agrupamento, e ainda, alguns convidados externos.

Os trabalhos tiveram início pelas 9:15h com a sessão de abertura “Música: um caminho para todos” pelo Drº Manuel Rocha (Presidente do Conservatório de Música de Coimbra), que nos encantou com as palavras e os belíssimos acordes do seu violino, ao qual se seguiram duas sessões de narração da história “A princesa da terra, do mar e do céu”, pelas Professoras Isabel Correia e Luísa Gonçalves e 2 estagiários da ESEC, aos alunos do 5º ano. Estes convidados foram recebidos com brilhantes atuações musicais dos alunos.

Algumas turmas puderam ainda assistir ao momento “Descobrindo o Piano” com o prof. Miguel, do Atelier do Piano, onde de olhos vendados desfrutaram da audição de algumas peças musicais tocadas por alunos do Agrupamento, aprenderam um pouco sobre este instrumento musical e puderam constatar que quando fazemos as devidas adaptações a todos se torna possível aprender! Outros grupos assistiram à ante-estreia do documentário “TODOS”, gentilmente cedido pela Accorde Filmes, onde um historiador com deficiência visual viaja por várias cidades em busca de resposta a uma pergunta: “O que é acessibilidade?”. Acompanhando a trajetória de Felipe, alguns alunos foram conhecer o que pessoas com e sem deficiência pensam sobre temas como diversidade humana, educação inclusiva, cultura e tecnologias, promovendo-se um debate conjunto sobre a temática.

Em paralelo aconteceram variadas iniciativas nas quais as turmas foram rodando, desde uma peça de teatro sobre a importância dos afetos “Carinhos Quentes”, a ateliers de expressão plástica sob o mote “Ser diferente por um instante”, à oficina “Terapeutas e Terapias”, atividades tipo snoezelen com a dinamização do espaço “Dar Sentido às Diferenças”, atividades motoras adaptadas desde o Boccia aos percursos para invisuais e voleibol sentado, “À conversa com a Passo a Passo… uma vida 100 limitações”,e ainda, a oficina “Ser diferente num dia diferente”. Os alunos tiveram também oportunidade de numa sessão interativa experienciar o dispositivo Makey Makey onde com “Mãos no lugar de vozes” bananas se transformaram em teclado e música!

Um dos momentos altos do dia foi a atuação do grupo musical dos utentes da APPACDM de Arganil, alguns deles ex-alunos do Agrupamento, que foram recebidos com a apresentação de uma dança inclusiva, onde todos terminaram de forma calorosa a dançar e a cantar.

Durante o dia esteve também patente a exposição “Caminhos para a Inclusão”.

Pelas 16:10h o encerramento do dia culminou com a apresentação do grandioso testemunho do Rui Bernardino que padece de uma ataxia de Friedreich (doença degenerativa, que limita progressivamente as capacidades motoras), que o prendeu a uma cadeira de rodas aos 25 anos, e do seu livro “É Possível”, onde relata a sua experiência.

Com a dinamização deste dia consideramos ter contribuído para abrir caminho a novas atitudes para a conquista de uma escola/sociedade realmente para todos.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 09:24



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Março 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031