Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Este é o nosso antigo Portal Web!

Arquivo



Quinta-feira, 10.03.16

A Escola vai à Mata da Margaraça - olhares da Mata

      

mata1.jpg

 As professoras de Ciências Naturais e de Físico-Química, Maria da Conceição Assunção e Tereza Margarida Brandão, organizaram uma atividade com os alunos dos oitavos anos (turmas A e B) da Escola Professor Mendes Ferrão, em Côja, inserida na comemoração do 34º aniversário da paisagem protegida da Serra do Açor e levaram estes estudantes à Mata da Margaraça, no dia 3 de março.

       Logo pela manhã, num autocarro gentilmente cedido pela Câmara Municipal de Arganil, o grupo de estudantes e docentes dirigiu-se a este paraíso de árvores e plantas milenares, algumas em vias de extinção e aqui religiosamente conservadas, para levarem a cabo diversas atividades. A primeira foi uma visita pela Mata, guiada pelo Senhor Nuno Fernandes, técnico florestal. Após o almoço, tomado no meio deste “bosque encantado”, todos participaram em ateliês de práticas experimentais e realizaram atividades, tais como: recolha de amostras de solo para visualizar os seres vivos aí existentes, medição do PH e temperatura da água na Ribeira da Mata, medição da temperatura do ar, localização geográfica com recurso a GPS e cromatografia vegetal.

       Terminaram o dia com uma infusão de planta aromática medicinal existente na Mata, que acompanhou um delicioso bolo alusivo a este festejo, ao mesmo tempo que se cantavam os parabéns aos 34 anos de proteção desta natureza exuberante e invulgar.

       Além dos professores e alunos citados, também estiveram presentes o Senhor Vereador Luís Paulo, em representação do Município, o Senhor Engenheiro Rui Melo, Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Centro e o Dr. João Boleo, Interlocutor da Área Protegida.

       Após inquiridos sobre as sensações por que passaram durante este dia especial, os alunos participantes manifestaram uma enorme alegria por terem conhecido melhor este local que afinal está tão perto de si e por terem comungado livremente com o ar puro, as espécies protegidas, as grutas, as árvores, os animais e as deslumbrantes cascatas que mesmo que quisessem não se podiam esconder, dada a música que fazem fluir por aquele espaço.

       À chegada, como estavam corados e felizes “os nossos meninos”, afirmando mesmo que “tinham aprendido muitíssimo naquele dia”. E no dia seguinte, ainda falavam com saudade e satisfação daquela experiência revitalizante e fantástica.

         Abençoada sejas, Mata da Margaraça!

mata2.jpg

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por aearganil às 10:36



Pesquisar

Pesquisar no Blog  

Links

TV Escola - Videos e Imagens

Blogs e Páginas de Escolas do AEA


calendário

Março 2016

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031